Notas
O asteroide que vai colidir com a Terra chama-se Bennu e tem o poder de 22 bombas atômicas
O asteroide que vai colidir com a Terra chama-se Bennu e tem o poder de 22 bombas atômicas –
Pesquisadores determinaram a data precisa em que um asteroide pode atingir a Terra, carregando consigo uma potência equivalente à de 22 bombas atômicas. Este objeto celeste, chamado Bennu, se aproxima mais e mais do nosso planeta a cada seis anos. Os cientistas acreditam que 24 de setembro de 2182 será a data em que há um risco real de colisão entre a Terra e o asteroide.
Apesar da data potencial do evento apocalíptico estar longe, atualmente a NASA está envolvida em intensos esforços para desviar o asteroide Bennu de sua rota e está entrando na fase final dessa missão. Há sete anos, a agência espacial americana lançou uma sonda em direção ao asteroide com o objetivo de coletar amostras, com a esperança de que as informações coletadas pudessem ajudar a evitar um possível encontro catastrófico.
No entanto, asteroides atingiram a Terra muitas vezes ao longo dos anos. Confira na galeria a seguir alguns dos impactos mais significativos. Um está localizado no Brasil. Sabe onde fica?
Cratera de Barringer, EUA
Localizada perto de Flagstaff, Arizona, a Cratera do Meteoro, como também é conhecida a Cratera Barringer, é uma grande cratera de impacto de meteorito. Este fenômeno natural notável forma uma das crateras mais bem preservadas de seu tipo em nosso planeta, medindo cerca de 1.200 metros de diâmetro e cerca de 170 metros de profundidade.
Cratera Tenoumer, Mauritânia
A característica geológica distintiva da cratera Tenoumer no deserto do Saara, na Mauritânia, é sua dramática borda quase circular. A fotografia de Michael Dennig captura perfeitamente as dimensões da cratera
Cratera de Vredefort, África do Sul
A cratera de Vredefort, na província de Free State, na África do Sul, é a maior cratera de impacto confirmada na Terra, medindo mais de 300 km de diâmetro. A imagem mostra o Domo Vredefort, a parte central da cratera.
Cratera de Kaali, Estônia
Kaali refere-se a um grupo de nove lagos formados por crateras de meteoritos que estão localizados na aldeia de Kaali, em Saaremaa, uma ilha estoniana. Este aglomerado de lagos foi formado por volta de 1530-1450 a.C
Gosses Bluff, Austrália
Situada no Território do Norte, a notável cratera de meteoros Gosses Bluff tem um diâmetro de 5 km e uma altura de borda de 200 m. Chamado de Tnorala pelo povo aborígene Arrernte Ocidental, este local é considerado sagrado
Cratera de Wolfe Creek, Austrália
A cratera Wolfe de Creek, no oeste da Austrália, é um local de impacto notavelmente intacto. Mede aproximadamente 875 m de diâmetro e tem uma profundidade de 60 m da borda ao chão. Esta cratera, que tem menos de 120.000 anos, está no coração do Parque Nacional Wolfe Creek Meteorite Crater.
Cratera de Araguainha, Brasil
A estrutura de impacto de Araguainha é facilmente identificável por satélites graças ao seu contorno circular com diâmetro de 40 km, situado na divisa dos estados de Mato Grosso e Goiás. Essa é considerada a maior cratera de impacto da América do Sul.
Cratera de Araguainha, Brasil
A estrutura de impacto de Araguainha é facilmente identificável por satélites graças ao seu contorno circular com diâmetro de 40 km, situado na divisa dos estados de Mato Grosso e Goiás. Essa é considerada a maior cratera de impacto da América do Sul.
-
Internacionales2 semanas hace
‘Em 2050, não vai haver nenhuma economia europeia entre as 10 mais importantes do mundo’
-
Brasil2 semanas hace
Brasileña ganadora del Globo de Oro actuó en película sobre Paraguay
-
IA2 semanas hace
O que esperar da inteligência artificial em 2025
-
IA2 semanas hace
7 descobertas que se destacaram em 2024 pelo seu impacto na vida humana