Internacionales
‘Piscinas da morte’ no fundo do mar podem revelar pistas sobre vida em outros planetas
Pesquisadores da Universidade de Miami encontraram lagos de salmoura, chamados por eles de Piscinas da Morte, no fundo do Mar Vermelho enquanto patrulhavam a área com submarinos não tripulados. A região é conhecida por ser um dos ambientes mais extremos da Terra e acredita-se que tenham sido formados há milhões de anos.
Para os cientistas, os lagos subaquáticos podem revelar pistas sobre seres em outros planetas, por conta de eles serem a possível explicação do surgimento dos oceanos e da vida aqui na Terra.
“Nossa descoberta de uma rica comunidade de micróbios que sobrevivem em ambientes extremos pode ajudar a traçar os limites da vida na Terra e pode ser aplicada à busca de vida em outros lugares do nosso Sistema Solar e além”, afirmou o biólogo Sam Purkis em entrevista ao Live Science.
Além disso, eles também podem conter potenciais compostos de combate ao câncer, já que há a presença de moléculas bioativas que foram previamente isoladas de micróbios. Mas, apesar de suas propriedades benéficas, as piscinas não contêm oxigênio algum, tornando-as extremamente perigosas.
Purkins completou dizendo que a descoberta foi feita nos últimos minutos de exploração, depois de mais de 10 horas de mergulho.
-
Internacionales1 semana hace
UE pressiona Apple e o iPhone poderá mudar (ainda) mais em 2025
-
Locales2 semanas hace
Ofertas de fim de semana no Shopping China-SDG
-
Brasil1 semana hace
Bom para o agro, ruim para o assalariado? Quem ganha e quem perde com alta do dólar
-
Internacionales1 semana hace
Identifican hielos formados hace 5.000 millones de años en el Sistema Solar