Internacionales
Nutricionista dá dicas de alimentos aliados para pegar cor no verão
Ricos em betacaroteno, ômega 3, ácidos graxos e vitamina C, eles retardam o envelhecimento e agem como antioxidante
Manter a pele saudável durante o verão requer cuidados específicos, tanto internos quanto externos. Isso porque, a radiação solar contém raios ultravioletas que, em excesso e sem proteção, podem ter efeito prejudicial, já que podem provocar queimaduras, danificando a camada superficial da pele, levando à vermelhidão, inflamação e formação de bolhas.
Além de evitar exposição solar em determinados horários, de fazer uso do protetor solar e hidratar-se constantemente, a alimentação pode ser aliada no cuidado com a pele.
Karoline Honorato Brunácio, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, esclarece que alguns alimentos desempenham um papel vital em realçar o tom da pele. “Mais do que apenas proteger a pele, muitas pessoas desconhecem que existem nutrientes que são a escolha natural perfeita para manter aquele tom dourado do verão. Eles não apenas fortalecem a pele e contribuem para a hidratação, mas também colaboram para manter o brilho e a sensação de uma pele saudável e luminosa.»
A nutricionista aponta ainda que a água é o principal componente para a hidratação e eliminação de toxinas. “É valido lembrar que, sol em excesso não ajuda a manter o bronzeado sendo essencial o uso de protetor solar mesmo quando o desejo é ficar com a pele dourada. É aconselhável buscar auxílio de um dermatologista para obter orientações individuais, indicadas de acordo com o tipo de pele de cada um”.
Para ajudar a ter um bronzeamento de sucesso nesse verão, a especialista elencou alguns alimentos que são aliados nesse período, confira:
Frutas ricas em antioxidantes: Morangos, mirtilos, framboesas e amoras são ricos em antioxidantes que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres.
Vegetais de folhas verdes: Espinafre, couve e outros vegetais de folhas verdes possuem vitaminas A, C e E, importantes para a saúde da pele.
Tomates: Além de potente antioxidante, os tomates possuem licopeno, uma substância com potencial para proteger a cútis da radiação, aliviar a inflamação e contribuir para a produção de colágeno.
Abacate: Ricos em ácidos graxos e vitamina E, os abacates ajudam a manter a pele hidratada e saudável.
Peixes ricos em ômega-3: Salmão, sardinha e outros peixes gordurosos são excelente fontes de ácidos graxos que podem reduzir a inflamação na pele.
Cenoura: As cenouras são ricas em betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo e desempenha um papel importante na saúde da pele, sendo conhecido por prevenir o envelhecimento.
-
Internacionales2 semanas hace
Os jovens que estão marcando encontro às cegas para fazer amigos: ‘Nossa geração é mais solitária’
-
Notas2 semanas hace
El año 2024 será el primero en superar el umbral de 1,5 °C de calentamiento climático
-
Internacionales2 semanas hace
Más de 100 periodistas asesinados en 2024, el 60% de ellos en Gaza y Líbano
-
Nacionales2 semanas hace
El histórico partido del mundial 2030 en Paraguay, se jugará en el nuevo estadio Osvaldo Domínguez Dibb