Internacionales
Bebe pouca água? Há uma consequência que (muito provavelmente) desconhece
Um estudo realizado pelo National Heart, Lung, and Blood Institute, nos Estados Unidos, revela que beber pouca água pode estar associado a um risco superior de insuficiência cardíaca, uma doença que surge quando a contração ou relaxamento do coração não são eficazes. Resultado? Não há sangue suficiente a ser bombeado para fora do coração.
Como explica o estudo, publicado no European Heart Journal, os investigadores analisaram os dados de 16 mil adultos, que vinham sendo acompanhados há 30 anos. Cerca de 11,5% dos indivíduos com quantidades consideradas normais de sódio no organismo, que não sofriam de diabetes, obesidade ou insuficiência cardíaca, acabariam por desenvolver a patologia.
Segundo os pesquisadores, o risco de insuficiência cardíaca aumenta em 39% quando o nível de sódio é superior a 143 mmol/L na meia-idade. Se a quantidade de sal for entre 142,5 e 143 mmol/L, há um aumento de 62% nas hipóteses de desenvolver hipertrofia ventricular esquerda, uma condição que reduz a capacidade do coração de bombear sangue e que pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca.
Recorde-se que a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar e a Direção-Geral da Saúde recomendam a ingestão de 2,5 litros de água por dia para homens adultos e dois litros para mulheres adultas.
-
Internacionales2 semanas hace
Inteligencia artificial en problemas: El servicio de ChatGPT cae a nivel mundial
-
Notas2 semanas hace
Anuncian elaboración de balanceados para animales con cannabis industrial
-
Nacionales2 semanas hace
Dengue: 13 regiones sanitarias experimentan aumento de notificaciones
-
Brasil2 semanas hace
Mega da Virada de 2024: apostadores têm até o dia 31 para jogar; entenda como funciona o jogo